terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Níveis de reservatórios sobem, mas situação ainda é crítica.

Os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas do Triângulo Mineiro começaram a subir novamente nos últimos dias com a ajuda dos cerca de 165 mm de chuvas, conforme dados do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), registrados em Uberlândia e região do Triângulo Mineiro até agora em fevereiro. Apesar disso, a situação hídrica ainda é considerada crítica pelos especialistas. Isso porque, nesse mesmo período do ano passado, quando a falta de chuvas e a indicação de estiagem atípica já eram verificadas, os reservatórios se encontravam em situação melhor do que a atual.
Pelos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) desta segunda-feira (23), quatro das cinco reservações (Marimbondo, Água Vermelha, Emborcação e Nova Ponte) regionais subiram de um a quatro pontos percentuais em relação aos patamares registrados no fim de janeiro. A exceção foi São Simão, que desceu cerca de dez pontos percentuais nesse intervalo de tempo.
Apesar da elevação nos níveis na maioria dos reservatórios da região, ao se comparar os resultados atuais com os de fevereiro de 2014, é identificado que os níveis de 2015 estão baixos. Também com exceção de São Simão, todas as outras estavam com níveis acima no ano passado, em um dos casos atingindo até 20 pontos percentuais de diferença.
Segundo o professor e climatologista da UFU Luiz Antônio de Oliveira, mesmo com o aumento dos níveis de reservação, os patamares atuais continuam a indicar que 2015 pode ser semelhante ou ainda pior do que o ano passado em relação à questão hídrica. Isso devido ao ano já ter começado com problema, quando choveu 23% (70 mm) dos 300 mm esperados para o período. “Se continuarmos com desempenhos assim, vamos ter a estiagem e, ao fim do ano, teremos déficit de chuva entre 300 mm e 400 mm de precipitações ao todo”, disse.
Fevereiro deve ser fechado com 200 mm
Fevereiro de 2015 deve ser encerrado com o registro de, ao menos, 200 mm de chuva na região do Triângulo Mineiro, conforme o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Há a previsão de que volte a chover, a partir de amanhã, com a aproximação de uma massa de ar úmida vinda do norte do Estado. Essas precipitações, segundo a previsão, devem durar até o próximo fim de semana.
Armazenamento chega a 20% pela 1ª vez
A Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou, ontem, que os reservatórios das usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste (principal do país) superaram, pela primeira vez no ano, o nível de 20% de armazenamento. Até ontem, eles somavam juntos 20,2% da capacidade total de reservação, uma alta de 3,4 pontos percentuais no mês de fevereiro.
Conforme a ONS, os reservatórios do Nordeste também começaram a dar os primeiros sinais de recuperação neste mês. Os lagos das usinas acumularam alta de 0,9 ponto percentual no mês e estão com 17,3% da capacidade de armazenamento. Na região Norte, os reservatórios também tiveram alta de 2,6 pontos percentuais e estão, no momento, com 37,3 da capacidade.
Ministro admite risco de racionamento
Mesmo com as melhoras parciais apresentadas nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas do Brasil, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, voltou a admitir, na última semana, a possibilidade de racionamento de energia no país. Essa probabilidade estaria relacionada, sobretudo, à região Sudeste. Segundo o ministro, seria um risco estrutural.
“Para se ter um sistema elétrico que tenha risco zero, o custo desse sistema é muito alto, porque você vai ter que ter basicamente termoelétricas, e termoelétricas são caras”, afirmou o ministro à imprensa, no último sábado (21), no Piauí. “Portanto, todo sistema elétrico tem um risco estrutural para que a gente possa ter um custo mais estrutural. Esse risco é de 5% e, hoje, os últimos cálculos de monitoramento são de 1,2% acima do risco estrutural”, disse o ministro.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia - 24 de fevereiro de 2015 - 07h35min