quarta-feira, 5 de junho de 2019

Porque aquecer minha piscina?

Quando falamos em piscina pensamos em verão, calor e sol. Porém nem sempre precisa ser assim! Se você quer usufruir ela em outras estações, com o sistema de aquecimento, o mesmo aumenta o período de utilização de sua piscina entregando mais conforto e qualidade de vida.     

       

   O aquecimento solar é um dos mais indicados, por ser mais econômico, sustentável e com ótima eficiência. Após instalado, os coletores solares variam de 3 a 8 dias (depende da isolação), para que a piscina chegue em uma temperatura agradável. Você também pode acompanhar com os controladores de temperatura e regular de acordo com sua preferência.   



 Muitos questionam, e se estiver nublado? Ou a noite? Como funciona? Da mesma forma que demora um certo tempo para aquecer também demora a esfriar, sempre é bom utilizar as capas térmicas, com elas diminui, aproximadamente, 80% as perdas de calor da piscina.
      Outro sistema muito utilizado é o trocador de calor, por ser eletrônico se torna mais eficiente, além de ser econômico também!



 O trocador de calor funciona da seguinte maneira: a máquina retira calor do ar ambiente e o utiliza para aquecer o gás que fica dentro do aquecedor.  Este gás sofre uma elevação de temperatura. Esse calor é transferido para a água da piscina através de um "trocador de calor". As temperaturas atingidas pelo trocador de calor variam de acordo com o tamanho da piscina, mas podem alcançar até 36ºC em piscinas cobertas e 30º nas abertas.      A vantagem do trocador de calor comparado aos aquecedores de resistência elétrica, é de uma economia na energia elétrica de até 80%.     

 Entre as duas opções vale ressaltar que o sistema de aquecimento solar é sempre o mais indicado por ser mais econômico e sustentável.