segunda-feira, 6 de abril de 2015

como cuidar da água da piscina no período chuvoso


Depois de uma chuva forte, a água da piscina começa a ficar verde e suja por causa das folhas e da sujeira acumulada. O melhor é limpá-la imediatamente após a tempestade, para que as algas não se multipliquem e deixem a água esverdeada, especialmente durante o tempo quente.

Instruções

  1. 1
    Limpe toda a sujeira da superfície da água com uma peneira ou rede. Esvazie o cesto e limpe o impulsor da bomba.
  2. 2
    Aspire o fundo e as laterais da piscina com o aspirador.
  3. 3
    Adicione um saco de cloração de choque, o algicida e o cloro líquido para matar as algas.
  4. 4
    Ligue a bomba e deixe-a filtrar a água por 24 horas.
  5. 5
    Ao final, faça a retro-lavagem da bomba. O procedimento permite que o fluxo de água seja invertido, expulsando as algas e detritos do filtro da bomba. Consulte o manual de instrução. Na maioria dos casos, uma alavanca deve ser virada para a posição de retro-lavagem, fazendo a água escoar por vários minutos. A alavanca deve então ser virada para a posição de enxágue por alguns minutos. Etapas adicionais poderão ser necessárias. Por exemplo, você poderá precisar expulsar as bolhas de ar ou preparar a bomba após uma retro-lavagem. Para bombas de funcionamento automático, após o enxágue, coloque a alavanca de volta na posição normal para reiniciar o funcionamento regular.
  6. 6
    Aplique novamente a cloração de choque no segundo dia.
  7. 7
    Adicione clarificante na água depois do segundo dia de tratamento de choque. Siga as instruções da embalagem. Na maioria dos casos, o clarificante estará muito concentrado. Dilua-o em um pouco de água da piscina e espalhe-o sobre a superfície da mesma para obter melhores resultados. O clarificante irá juntar as algas mortas para que possam ser facilmente aspiradas e descartadas.
  8. 8
    Duas horas após a adição do clarificante, aspire a piscina. À essa altura, as algas já estarão aglutinadas e poderão ser aspiradas.
  9. 9
    Faça a retro-lavagem e deixe a bomba filtrar pelo resto do segundo dia.
  10. 10
    Repita esses passos até que a piscina esteja clara e limpa. Isso poderá levar algum tempo; em alguns casos, levará mais de uma semana. Seja paciente e faça a lavagem inversa da bomba frequentemente para limpar os resíduos de algas.
  11. O que você precisa?

    • Um ou dois sacos de meio quilo de cloração de choque
    • Clarificante de piscina
    • Algicida ou cloro líquido
    • Peneira ou rede para retirar a sujeira
    • Aspirador de piscina
    • Bomba de piscina